sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Puberdade de Nossa Democracia



Na tarde de domingo, 3 de julho de 2011 ao aguardarem o início da partida de futebol no estádio Olímpico Monumental, torcedores gremistas de diversos cantos da região de Porto Alegre se reuniram na esquina entre a rua Afonso Pena e a travessa Alexandrino na Azenha em Porto Alegre, em frente a um bar que serve carnes e bebidas. As reuniões ocorriam dentro de uma normalidade esperada para a espera de uma partida de futebol até que autoridades policiais atendem uma “ocorrência” no local.
Segundo relatos de torcedores/clientes do bar, foram abordados por brigadianos, POE, para averiguar “denúncia”, ainda não esclarecida. Os proprietários deste estabelecimento ao não apresentarem RG's, por não te-los no momento, foram retirados e detidos com a utilização de força desproporcional derrubando no chão a dona, Neiva, e recolhendo o dono, Delmar, na viatura. Tal procedimento evidencia o total despreparo emocional de uma instituição, a polícia, que tem a incubência de garantir a tranquilidade daqueles que garantem seu sustento, o contribuinte/cidadão.
Como explicar uma ação como esta? Vou me esforçar! Dos 500 anos de ocupação de sociedades com interesses mercantis, mais de 90% foi regida por poder centralizador e despótico, não dando oportunidade para seus “ocupantes” expor suas reclamações ao sofrer com o serviço de instituições pouco interessadas no seu bem estar. Nos anos de chumbo da ditadura militar a orientação vinda do alto escalão era usar de violência em qualquer cituação que foge da ordem estabelecida centralmente por estes que tomaram o poder e suas concepções continuam em vigor mesmo com o fim deste governo e a inclusão de uma democracia representativa. Com isso se criou uma cultura em nossa sociedade pautada no autoritarismo refletindo em quase todas as relações interpessoais.
Qual a solução medicamentosa para curar esta sociedade moribunda? Fazer o que muitos destes torcedores (testemunhas) e os donos do bar, não se intimidar. Acompanharam o dono do bar até a delegacia, se colocaram a disposição para denunciar os abusos, abriram um boletim de ocorrência.
Postado no gravataiagonizza.criarumblog.com em 07/08/11 de mesmo autor, Edgar Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário