sábado, 7 de abril de 2012

O Novo Código Florestal


Elaborada por Aldo Rebelo (PCdoB-SP), do texto-base da última versão apresentada, teve sua apresentação aprovada na Câmara dos Deputados por 410 votos a 63 e uma abstenção. No entanto, o governo da Presidenta Dilma Rousseff se depara com um embate sobre a emenda 164 de autoria do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) que autoriza a plantação e criação de animais em desmatamentos nas APPs até julho de 2008.
Entenda a questão:
O que é APP? Área de Preservação Permanente que regulamenta a ocupação de encostas de morros, de rios, lagos e da costa marítima. Quando são desmatados podem ocorres desastres como deslisamentos de terras assoriamento de rios e invasão do mar com ressacas na ausência de diques naturais.
Como visto acima, existe entidades preocupadas com o desenvolvimento e enriquecimento a todo o custo, representados pelos ruralistas. Em outro extremo estão os ambientalistas como Marina Silva do PV preocupados com os desastres ecológicos que poderão provocar com esta liberação.
No meio destes embates situam famílias com propriedades de até quatro módulos que estão em situação irregular não podendo quitar as multas que comprometem suas rendas e moradores em regiões urbanas sem condições de adquirir um terreno com recursos financeiros próprios.
Portanto a nova lei...
Define que o licenciamento ambiental para exploração de florestas nativas seja organizado com a elaboração de um Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) que define mecanismos que regulamenta o corte, a regeneração e o estoque.
A sociedade terá acesso a informações sobre sobre a origem da madeira do carvão e outros itens florestais.
Os assentamentos clandestinos em área urbana que ocupem (APP) passam a ser normatizados e regularizados desde que não constem em área de risco.
O produtor poderá considerar integralmente a APP no cálculo, desde que, não provoque novos desmatamentos.
A faixa de proteção em rios continua 30 a 500m dependendo de sua largura. Em rios de até 10m que já fora desmatado terá que haver uma reposição de mata nativa de 15m em cada margem.
Nas APPs de monte e serras com a altura superior a 100m e inclinação 25° será permitido o cultivo de certas espécies como a uva, maçã e café e de atividades silviculturais.
Que impacto pode causar este código as voltas do rio Gravataí? Trata-se de um rio que a maior parte de seu curso é desnudado pela vegetação arborífera em suas margens, bastante a quem do que o novo Código Florestal regulamentará. Ficando bem evidente ao longo do trecho que acompanha a Osvaldo Aranha, BR-290, e a ponte de Cachoeirinha. Há inúmeras vilas e lixões cujo o interesse dos gestores das cidades de suas voltas demonstraram pouca ou nenhuma ação capas de resolver e melhorar a vida deste fluxo d'água e daqueles que deste sobrevivem. O que este novo Código Florestal fará por esses?
O texto base, apesar de ser inovador, não privilegia os mais prejudicados e facilita a ocupação de ruralistas empenhados na obtenção de lucros a todo custo. Para a ambientalista Marina Silva o texto não apresenta mecanismos de proteção aos pequenos produtores e a agricultura familiar, apenas visando a superação de ganhos.

Bibliografia Utilizada

g1.globo.com Para ambientalistas, novo Código Florestal é Retrocesso; sigam.ambiente.sp.gov.br; www.ufv.br Área de Proteção Permanente e Reserva Legal – Pontos principais aplicados a engenheiros agrimensores de Pollyana Santos e Afonso de Paula dos Santos.
Postado em gravataiagonizza.criarumblog.com 26/09/11 de mesmo autor, Edgar Dornelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário