domingo, 5 de agosto de 2012

Comunicação Alternativa

O fim de semana passado foi de extrema importância para aqueles interessados na democratização da comunicação. Na sexta-feira pela manhã ocorreram propostas mais políticas com a prospectiva criação de um conselho para o setor e, na tardinha até sábado, palestras com o intuito de esclarecimento e incentivos aos interessados.
No dia 3 de agosto, desta forma, na palácio Piratini, o governador do RS Tarso Genro recebeu ativistas de comunicação alternativa, blogueiros, com o intuito de apresentar a proposta de criação de um conselho de comunicação para orientar o governo com o nome de CECS (Conselho de Estadual de Comunicação Social).
A proposta de Projeto de Lei CECS, segundo o governador, não será enviado ainda este ano, pois é preciso que a questão seja discutida de forma mais ampla na Assembleia para que não se caia no rótulo de regulação. Mas no caso de demora: "Se sentirmos que vão trancar o processo, mandaremos em regime de urgência ou em regime ordinário de votação. Queremos ter o Conselho funcionando em 2013".
Quanto a questão do diálogo com os setores privados, de pergunta do RS Urgente e publicada no Sul 21, governador responde: "É infinitamente superior a nossa qualidade de diálogo do ocorrido no governo federal quando apresentada sobre a função do Conselho. Nós vamos continuar explicando e acredito que termos uma debate sadio no estado.
Quanto a sua função, o governador afirma que: "Assim como o Conselho não terá poder de modificar o nosso programa de governo, nós poderemos ter o poder de modificar o que for proposto por ele. Eles podem consolidar propostas a revelia do que pensa o governo".
Desta forma, ressaltado pelo governador, o CECS será "uma cadeira de formação de opinião livre" abrindo um diálogo entre a sociedade, o Poder Público e os canais de comunicação.
Esta proposta surge justamente em que a cúpula do PT (Partido dos Trabalhadores) vem sofrendo críticas da mídia nacional, encabeçada pelos oligopólios do setor, de ordem planetária em que o processo do "mensalão do PT" como ficou conhecido e descoberto a sete anos atras será julgado justamente em plena campanha eleitoral.
Na tardinha, deste mesmo dia, se realizou o 2° Encontro de Blogueiros promovido pelo BlogProgRS para discutir os problemas causados pelo oligopopolismo de instituição midiática que detém grande parcela do espaço e da clientela restringindo a democratização da informação; divulgação de experiências de comunicação alternativa relatando vitórias e derrotas, os painelistas admoestaram os ouvintes a continuar mesmo com dificuldades, sendo proposto no dia seguinte, a continuação deste evento.
Ouve uma certa divergência de opinião, principalmente no que tange a metodologia a ser seguida. Alguns ouvintes se manifestaram a favor do oligopolismo midiático criando um ambiente contraditório em alguns momentos. No entanto, no seu todo, foi sem dúvida, rico em propostas para se criar cooperação, não sindicalizada e sim de relações de participação mútua.
O Gravataí Agoniza concorda com isto, palestrantes com experiência na área de mídia alternativa e representantes governamentais que demonstram interesse no tema, apresentando seus pontos de vista e indicando alternativas para os ouvintes interessados. No entanto, este modelo de, palestrantes dum lado e ouvintes do outro, acaba desviando o foco, pois é centralizador e instiga, em alguns, a oportunidade de fazer markent pessoal tirando completamente a atenção do grupo. Os debates em grupos grandes e com ouvintes esparsos, ou quer dizer, um sentado, cinco cadeiras vazias e mais outro sentado, desestimula a criação de vínculos criando desconfiança na blogosfera.
Portanto, a proposta do Gravataí Agoniza é de grupos menores, no máximo de 30 blogueiros, num formato de círculo, tendo um medidor e alguns com experiência de mídia alternativa para realizar o debate. Cada um, integrante do círculo, expõe suas iniciativas, problemas e desafios, e o mediador escolhe quem daqueles que se interessar para lhe conferir suporte de orientação, dando preferência para os experientes. Desta forma, criará aquilo que é esperado, um grupo diversificado oferecendo apoio mútuo contra dificuldades.
Referências:
http://sul21.com.br/jornal/2012/08/conselho-de-comunicacao-do-rs-estara-ativo-em-2013-diz-tarso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário